terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Primeiras palavras

Quando aprendemos, em nossa primeira infância, a falar, uma das primeiras palavras é papai e mamãe. Ao modelarmos o som conforme nossa própria escolha, reverenciamos aqueles que estão mais próximos, reverenciamos o outro.

Ao aprendermos, em nosso primeiro casamento, a nos separar, uma das primeiras palavras é eu. Portanto, minhas primeiras palavras para 2008, são rev(f)erências a mim, no momento a pessoa mais distante.





Um amigo me lançou uma questão, perguntou se eu sinto ciúme de mim...se tenho medo que me roubem de mim mesma. Cheguei a conclusão que tenho pouco ou quase nenhum ciúme de mim, e isso é realmente perigoso. Acreditar em minhas convicções, em minhas certezas - que não precisam ser necessariamente certas, melhor que sejam erradas, mas sempre certezas é importante. Mim é importante. Minha, meu, eu.

Oração São Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor, onde houver ofensa , que eu leve o perdão, onde houver discórdia, que eu leve a união, onde houver dúvida, que eu leve a fé, onde houver erro, que eu leve a verdade, onde houver desespero, que eu leve a esperança, onde houver tristeza, que eu leve a alegria, onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure maisconsolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido, amar, que ser amado. Pois é dando que se recebe,é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se nasce para a vida eterna...