quinta-feira, 17 de julho de 2008

Decisão

"Eu preciso é ter consciência
Do que eu represento nesse exato momento
No exato instante
Na cama, na lama, na grama
Em que eu tenho a vida inteira nas mãos"

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Sobre o medo

Pequeno Mapa do Tempo - Belchior

Eu tenho medo e medo está por fora
O medo anda por dentro do meu coração
Eu tenho medo de que chegue a hora
Em que eu precise entrar no avião
Eu tenho medo de abrir a porta
Que dá pro sertão da minha solidão
Apertar o botão: cidade morta
Placa torta indicando a contramão
Faca de ponta e meu punhal que corta
E o fantasma escondido no porão

Medo, medo. Medo, medo, medo, medo

Curso livre sobre folclore

Hoje comecei um curso no Museu do Folclore, mesmo local que há anos fui monitora da Mostra Internacional do Filme Etnográfico...pelo visto minha sina é mesmo ficar às voltas com os estudos, produções e tudo mais que envolve cultura popular. Tenho sentido grande prazer por estudar antropologia..se tudo correr bem, ano que vem estarei no mestrado.

Quis aqui deixar registrado o dia de hoje. Dias em que tive mais alguns sinais importantes pra pensar e agir.

Por hora, basta dizer que estou no caminho certo. Lá na aula, em que Eliana Yunes fez uma bela explanação, fechamos o dia lendo versões de Chapeuzinho Vermelho e, como não podia faltar, lemos Fita Verde no Cabelo e Chapeuzinho Amarelo. Uma me relembrou sobre o espanto diante da morte, diante do inesperado e também da perda - da fita verde inventada. A outra, de que podemos transformar nossos medos, nossos lobos.

Ontem por pouco não postei duas músicas que falavam do medo...uma de Belchior, outra...não lembro agora. Engraçado...e hoje um dos temas foi justamente esse. Eliana também falou sobre a Bela Adormecida e a questão da espera..o questionamento é "existe sacrifício maior do que a espera"?? Taí, de fato a espera é algo aterrorizante, principalmente quando ela não reconhece seu objeto..esperar o quê?? Não é o caso da Bela do conto, mas um apêndice que eu coloquei agora nas reflexões da aula de hoje.

Ah...e sobre a felicidade. O que é a felicidade???

Bem, ela deu uma definição ótima, que guardei comigo. E pretendo não mais esquecer. Que fique registrado o dia de hoje. Marca o início de um curso. De um importante curso, de um outro rio talvez.

Até!